top of page

Sob a Égide
da Minerva

Meio século de docência na UFRJ

Sinopse
2a.jpg
WhatsApp Image 2024-06-05 at 10.43_edited.jpg

Sob a Égide da Minerva

Um livro que celebra o cinquentenário de docência 

do professor João Baptista M. Vargens

João Baptista Vargens, Professor Titular do Setor de Estudos Árabes da Faculdade de Letras, revela sua trajetória acadêmica.  Além de suas atividades na maior universidade federal do País, o autor viveu e desenvolveu projetos no Oriente Médio (Universidade de Damasco), na África do Norte (Universidade de Tetuão - Marrocos) e na Europa (Universidade de Lisboa). 

 

Por seus esforços individuais, como professor, escritor e editor, recebeu, entre outros, dois prestigiosos prêmios internacionais: UNESCO/SHARJAH (Paris - 2011) e ABDALLAH BIN ADULAZIZ PARA TRADUÇÃO (Ryad - 2012).

Na aludida obra, João Baptista revela sua caminhada como docente, ensaista, biógrafo e investigador pari passu às transformações verificadas na UFRJ ao longo de 50 anos, tornando-a mais democrática, o que contribuiu para o acesso de pessoas excluídas do cotidiano das universidades públicas.

Capítulo muito interessante e esclarecedor é “O avesso da costura”, em que o autor informa os meandros perpassados por mais de duas dezenas de seus livros. Encontram-se na publicação registros fotográficos que documentam o longo e profícuo trabalho do professor.

fachada-2-1024x427.jpg

Lançamento

DATA: 14 de novembro (sexta)

HORA: 18h​

LOCAL: CBAE/UFRJ (Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ)

Avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro

PROGRAMA

18 h - Apresentação do grupo musical "Canta que Passa"

  • Renata Mansour (voz)

  • Vani Ribeiro (voz/percussão)

  • Maurício Capistrano (violão)

O grupo apresenta uma eclética seleção de MPB da melhor qualidade

 

19h - Sarau Poético

 
20h - Lançamento do livro Sob a Égide da Minerva: meio século de docência na UFRJ - 1975-2025 de autoria do professor João Baptista M. Vargens  


20:30h - Encontro dos amigos da Faculdade de Letras (artistas, poetas, escritores, professores e funcionários da Faculdade de Letras quando funcionava na Av. Chile e dos que trabalham hoje no prédio do Fundão).

Notícia

Sob a égide da MInerva.jpg

Depoimentos

"Minha convivência com João Baptista Vargens começou em sala de aula e já completou um jubileu. A metade "prata" desse percurso teve por cenário as duas sedes da Faculdade de Letras da UFRJ (no centro da cidade e depois na ilha do Fundão). O que ficaria muito claro para mim é que João Baptista é movido pelo gosto do encontro e da conversa. A fala em tom invariavelmente ameno e cordial, mesmo em situações de alguma tensão, é marca de uma personalidade hábil no trato social,  intelectual e cultural".

José Carlos de Azeredo - Professor de Língua Portuguesa - UFRJ/UERJ e Gramático

João Baptista de Medeiros Vargens devia ser estudado - sempre presente, na dor e na alegria,  a permanente atenção voltada para a dinâmica que rege o processo de grupo,  prova viva de que um sentimento forte, por natureza viril, pode ser expresso com uma nuance de delicadeza".

Lilian Newlands - Escritora e Jornalista.

João Baptista de Medeiros Vargens dispensa apresentação: arabista, lexicógrafo, filólogo, ensaísta,  professor titular da Faculdade de Letras da UFRJ,  embaixador cultural do Brasil, merecedor de prêmios internacionais por sua atuação no âmbito da Língua e da Cultura,  é - além disso, e sobretudo, um contador de histórias e quem o conhece sabe muito bem".

Alberto Mussa, Romancista

"João atingiu o ponto mais alto da carreira e da produção científica na Universidade. Mostra como as representações coletivas determinaram o caminho do professor".

Godofredo de Oliveira Neto - Membro da ABL, Professor Titular de Literatura Brasileira da UFRJ e Romancista

bottom of page